Com toda a certeza o primeiro passo para enxugar os custos com o casamento é alinhar as expectativas com o valor que se pretende gastar. Vai ser uma festa badalada ou uma cerimônia mais intima? Em um salão luxuoso ou em uma chácara rustica?
Veja agora 5 dicas para diminuir alguns gastos do casamento sem sacrifícios:
1. Comece o planejamento financeiro calculando o número de convidados
Comece reduzindo o número de convidados e tente negociar com os fornecedores, além disso quanto antes a organização da festa começar, mais barata ela pode ficar. Um ano é o tempo ideal para pesquisar preços e, de preferência, chegar na festa com tudo pago.
Nem sempre a lista de convidados dos sonhos cabe no orçamento. Para começar, liste a família, os amigos imprescindíveis e os colegas de trabalho mais próximos. Divida a lista entre as pessoas essenciais e as que podem não ser convidadas em caso de aperto.
A partir dos convidados, é preciso determinar o tamanho da festa e os serviços que serão contratados, para fazer uma estimativa de custos.
Tente fazer os pagamentos com a maior antecedência possível e à vista. E se não for possível pagar à vista, parcele os gastos de forma que eles caibam no seu orçamento do mês. Compre o vestido em um mês e as bebidas em outro, por exemplo, para não gastar mais do que pode no mês.
2. Dê prioridade ao que você se lembrará no futuro
Sem duvida fazer um casamento para celebrar com as pessoas mais próximas é mais barato do que organizar um grande evento social, portanto, defina as prioridades para a festa. Minha sugestão é que você gaste menos com o que você não vai se lembrar no futuro, e invista mais no que deixará lembranças profundas.
3. Segure os gastos com decoração, bufê e bebida, os itens mais caros da festa
Os itens que mais pesam no orçamento da festa de casamento costumam ser decoração, bufê e bebida, mesmo assim existem maneiras de economizar dinheiro e servir bem os convidados...
Flores e plantas compõem a decoração mais barata possível. Ao apostar nelas, é melhor fugir das datas próximas ao Dia das Mães e do Dia dos Namorados, quando o preço das flores aumenta. A primavera é a época com mais variedade de espécies e preços.
É mais indicado que o local da festa seja novo ou reformado, porque assim não é preciso gastar muito com decoração.
Com relação ao bufê, caso o salão de eventos não exija a contratação de um bufê próprio, prefira contratar um bufê por fora, que costuma ser mais barato. Servir apenas coquetel, em vez de jantar completo, também está em alta e pode sair mais em conta.
Não é recomendado economizar com garçons, para assegurar que os convidados serão bem servidos, outra dica é negociar o pagamento das bebidas alcoólicas por consignação, ou seja, pagar com antecedência uma metade e reservar a outra, acertando só o que foi consumido depois da festa.
4. Considere dispensar bandas e doces caros
É a animação dos noivos que costuma garantir a alegria da festa, mais do que o DJ ou banda. Portanto contratar apenas um dos dois é uma excelente opção para enxugar os gastos.
Doces elaborados também podem ser descartados, já que voltou a ser moda servir brigadeiros.
5. Contrate cerimonialistas profissionais
Contratar organizadoras de evento e assessorias profissionais para se encarregar da organização do casamento pode ajudar a baratear a festa. Bons profissionais tem mais experiência em pechinchar descontos e ajudam os noivos a não gastar mais do que podem.
Por fim, se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo, vai ser um prazer participar e registrar o momento mais feliz da sua vida!